Pesquise o seu município e saiba quais os números de contacto em situações de emergência, fora do horário de atendimento da Linha da Reciclagem.

É considerada uma emergência, qualquer uma das seguintes situações:

  • Incêndios em instalações, contentores ou viaturas de recolha de resíduos.
  • Acidentes graves: acidentes naturais ou acidentes de viação (atropelamentos, danificação de viaturas durante o processo de recolha de resíduos).
  • Ecopontos a ocupar vias de circulação automóvel ou a impedir a livre circulação de pessoas ou bens.
  • Questões ambientais (por exemplo: derrame de lixiviados na via pública, odores anormais que causam desconforto à população).
  • Perda de pertences pessoais de valor (ex: dinheiro, ouro, carteiras…) que tenham caído em ecopontos/contentores.
  • Atos de vandalismo contra pessoas e bens.
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Perguntas Frequentes - Outros Assuntos

Quero um ecoponto na minha rua! Como posso pedir?

A colocação de Ecopontos é analisada com os técnicos da Autarquia e da Empresa de gestão de resíduos da sua área de residência. Para este efeito, poderá enviar um email para atendimento@linhadareciclagem.pt ou contactar o seu Município.

O contentor de lixo comum está cheio/danificado. Quando podem recolher?

A recolha/substituição do contentor de lixo comum é da responsabilidade do Município. Deve contactar o município da sua área de residência a reportar essa situação.

Tenho um ecoponto em frente à minha porta/janela e não o quero ali. Como posso fazer para o retirarem?

O pedido de  alteração da localização de Ecopontos pode ser enviada para a Linha da Reciclagem para atendimento@linhadareciclagem.pt. Caso o Ecoponto esteja numa área EGF, analisaremos o seu pedido em conjunto com os técnicos do Município da sua área de residência. Caso o Ecoponto pertença a uma área não concessionada à EGF, encaminharemos o seu pedido para a entidade adequada.

O ecoponto da minha rua está a transbordar. Como posso pedir para o recolherem?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

O ecoponto da minha rua cheira mal/está vandalizado. O que devo fazer?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

Hoje vieram recolher o ecoponto a horas que não considero adequadas e fizeram muito barulho. O que devo fazer?

A recolha dos equipamentos de deposição seletiva é efetuada durante o horário diurno e noturno, de acordo com a produtividade dos mesmos, não tendo dias nem horários fixos. Ainda assim, e caso pretenda obter mais informações, poderá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

Deixei cair a chave de casa dentro do ecoponto, como posso reaver a mesma?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

Nós separamos as embalagens e depois o camião mistura tudo?

Existem veículos de recolha seletiva que permitem a recolha em simultâneo de papel/cartão e plásticos/metal, sem haver qualquer mistura, estes são designados de veículos bi-compartimentados, dando a ilusão que os materiais vão ficar misturados. Depois de feita a recolha são depositados em diferentes áreas e encaminhados para reciclagem.

O ecoponto da minha rua tem lixo à volta do ecoponto e vidros partidos no chão. Quem devo contactar?

Deverá contactar o Município da sua área de residência, pois trata-se de limpeza urbana que é da responsabilidade dos Municípios.

As garrafas partidas podem ser recolhidas?

Nos locais onde este serviço está disponível, sim, desde que estejam bem-acondicionadas no saco cedido para o efeito.

Tenho um estabelecimento comercial. Vocês fazem recolha de cartão, plástico e de vidro?

Este serviço está disponível em algumas regiões. Para saber mais informação ou efetuar um pedido de adesão ao serviço porta a porta comércio e serviços, deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem. Pode entrar em contacto via email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou telefone gratuito 800 911 400.

Como posso aderir ao serviço de recolha?

Existe 2 serviços de recolha: a recolha seletiva  porta a porta doméstico, adaptado às zonas de residências de pequeno porte, e a recolha seletiva porta a porta comércio e serviços, para pequeno comércio, restauração e serviços. No entanto, estes serviços de recolha não estão disponíveis em todas as regiões. Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente para fazer o seu pedido de adesão. O pedido será analisado e validado, de forma a saber se o serviço é feito na empresa de recolha de resíduos urbanos da sua área de residência. Pode contactar a Linha da Reciclagem através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

O vosso serviço é gratuito?

Sim, o serviço é gratuito.

Fornecem equipamentos de deposição seletiva a estabelecimentos comerciais?

Este serviço varia de região para região. Caso esteja numa região abrangida, podemos fornecer sacos ou contentores para a deposição dos resíduos, de acordo com os resíduos produzidos.

Qual é o dia estipulado para recolha no meu estabelecimento?

Ao aderir ao serviço de recolha porta a porta comércio e serviços, serão definidos os dias de recolha pela equipa que coordena este serviço. Este serviço está disponível a aderentes já validados. Caso não seja o seu caso, deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem. Pode entrar em contacto via email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou telefone gratuito 800 911 400.

Posso ter recolha diária no meu estabelecimento?

Os dias de recolha terão que ser validados pela empresa que presta o serviço de recolha porta a porta comercio e serviços e serão comunicados após aprovação do pedido de adesão.

Quais as campanhas em vigor?

Todas as Campanhas estão disponíveis para consulta aqui.

Como me posso candidatar à campanha Toneladas de Ajuda?

Deve preencher a Ficha de Inscrição que se encontra disponível no site da EGF e enviar para o email designado.

Tenho uma quantidade muito elevada de materiais (nomeadamente tampas) para entregar no âmbito da campanha Toneladas de ajuda. Posso ir entregar?

Considerando que é uma quantidade elevada, a entrega terá de ser combinada com a Central de Triagem da sua área de residência, pelo que deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para fazer o agendamento para a entrega.

Como posso marcar uma visita de estudo/ação de sensibilização para a minha escola/empresa?

Deverá enviar um email para a Linha da Reciclagem, atendimento@linhadareciclagem.pt, com informação da escola/empresa, nº de participantes e sugestão de data, para possamos responder com a brevidade possível da nossa disponibilidade. Informamos que durante a fase de pandemia as visitas às instalações têm estado suspensas por razões de segurança, e que retomaremos esta atividade assim que possível.

Vou fazer um evento e preciso de parcerias. Como posso pedir o vosso apoio?

Deverá enviar um email para a Linha da Reciclam, atendimento@linhadareciclagem.pt,  a apresentar o evento e que tipo de parceria pretende, e contactaremos de volta com informações. Poderá também consultar mais informação sobre a nossa campanha EcoEventos neste link www.egf.pt/pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/ecoeventos/ 

Como posso aderir ao programa Ecovalor?

Estas ações são gratuitas, mas necessitam de marcação prévia e estão sujeitas à disponibilidade da concessionária da área de influência de cada escola/organização. Deverá enviar um email para a Linha da Reciclagem, atendimento@linhadareciclagem.pt, com a solicitação da ação, com as seguintes informações: 1. Nome da escola 2. Local (freguesia/concelho) 3. Ano letivo a que se destina a ação ou identificação do grupo (se for uma organização) 4. Número de participantes 5. Plataforma utilizada pela escola/organização e eventuais condicionantes; 6. Contacto para agendamento (nome e telefone/telemóvel). Após a receção do pedido, será contactado pela concessionária da sua zona para confirmação dos dados e para definir o agendamento. Poderá também consultar mais informação sobre o Programa Ecovalor neste Link.

Preciso de sacos e estruturas para a minha escola que está inscrita no Ecovalor. Como posso pedir?

Deve enviar um email para a Linha da Reciclagem, atendimento@linhadareciclagem.pt, identificando a escola e o contacto, e mencionar as quantidades pretendidas.

Como posso pedir um ecobag para a minha casa, para ajudar a fazer a separação?

Os ecobags só serão distribuídos aquando de uma campanha de sensibilização ou a implementação de um novo serviço. Poderá receber também os ecobags através da aplicação Recycle BinGo, www.recyclebingo.pt/ , e participe no jogo que dá prémios a quem recicla.

Como posso pedir ecobags para a minha escola, para colocar nas salas de aula?

Deverá enviar um email para a Linha da Reciclagem atendimento@linhadareciclagem.pt, e mencionar as quantidades pretendidas.

Sou professora e estou a trabalhar com os alunos o tema da reciclagem. Como posso obter informação sobre esse tema?

Podemos disponibilizar material de comunicação e sensibilização, nomeadamente folhetos, e para o efeito deve enviar um email para a Linha da Reciclagem atendimento@linhadareciclagem.pt, e fazer o enquadramento do seu projeto e mencionar as quantidades pretendidas.

Pretendo saber o horário de funcionamento das vossas instalações. Onde posso ir ver?

Essa informação está disponível no site EGF, no separador Contactos->Empresas. Depois deve selecionar a empresa da sua área de residência e consultar os horários disponíveis de cada instalação. Se não souber qual é a empresa que recebe e valoriza os resíduos na sua região, siga este link www.egf.pt/pt/contactos/empresas/

Sei que há várias empresas a nível nacional que têm projetos de compostagem e que oferecem compostores. Como posso obter informações sobre a compostagem e a aquisição de compostores?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação.

Precisava de composto para colocar no jardim/horta de casa/escola. Como posso pedir?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, com a descrição do vosso projeto e a área do terreno para o qual pretendem o composto.

Trabalho numa empresa e preciso de ter acesso às vossas licenças. Como posso obter essa informação?

Deverá consultar especialmente no site de cada empresa (separador Cliente / Documentação) que faz a gestão dos resíduos urbanos da sua área de residência. Se não souber qual é a empresa que recebe e valoriza os resíduos na sua região, siga este link www.egf.pt/pt/contactos/empresas/

Estou a fazer uma tese de mestrado e preciso de saber informações sobre gestão de resíduos. Como devo proceder?

Deverá enviar um email para a Linha da Reciclagem, atendimento@linhadareciclagem.pt, com as informações que pretende que sejam esclarecidas, de modo que os serviços técnicos possam avaliar as questões e responder ao solicitado.

Qual é a diferença entre Macro e micro plásticos?

“Macro: plásticos com dimensão superior a 25mm. Micro: plásticos com dimensão inferior a 5mm”.  Atualmente, podemos dizer que “Pequenos plásticos, grandes problemas”. Os plásticos de pequena dimensão tais como: cotonetes, palhinhas, colheres de café etc.., têm-se revelado um problema para o ambiente e para as indústrias recicladoras, seja pela sua constituição, que impossibilitam a reciclagem ou pelas suas características que tornam um alvo nefasto para o oceano devido ao seu tamanho e leveza, o que faz com que facilmente entrem nos canais pluviais e rumam em direção ao mar sem qualquer barreira que os impeça. Procure sempre materiais biodegradáveis para uso único, a natureza agradece e nós também.

Vim agora morar para esta zona e vi que os meus vizinhos têm contentores em casa para fazer a separação. Como posso também usufruir desses contentores?

Deverá entrar em contacto com o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem, para saber se a sua área de residência está abrangida pelo serviço porta a porta doméstico e fazer um pedido de adesão. Pode contactar a Linha da Reciclagem através do email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou pelo número gratuito 800 911 400.

Preciso de saber os dias de recolha na minha zona. Como posso obter essa informação?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação. Em alternativa, alguns calendários de recolha encontram-se disponíveis no site da empresa que faz a gestão dos resíduos urbanos da sua área de residência para consulta, onde pode verificar os dias e horários de recolha.

O meu contentor não foi recolhido. Ainda passam para recolher?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação.

Soube que entregam contentores para moradias. O que tenho de fazer?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação.

Os seus colegas não recolheram o meu contentor e colocaram um autocolante. Do que se trata?

A equipa verificou que os resíduos que tinha dentro do contentor não estavam em conformidade com o tipo de resíduos a recolher nesse dia. Agradecemos que retire os resíduos que não deviam estar no contentor e contacte a Linha da Reciclagem para dar conhecimento desta situação.  

Os contentores podem ser acorrentados?

Não. Os contentores devem ser colocados no dia anterior à recolha na via pública e recolhidos depois de despejados. Se estiverem acorrentados, a equipa não poderá recolher.

Os contentores podem ficar dentro do meu quintal para a equipa recolher?

Não. A equipa de recolha não tem autorização para entrar em propriedade privada, estes devem ser colocados no exterior da propriedade, no dia anterior ao estipulado no calendário que foi divulgado.

O meu contentor desapareceu/está partido. Como posso pedir a substituição?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para pedir essa substituição.

O contentor está muito cheio e os resíduos não cabem dentro do contentor. Posso deixar ao lado do contentor?

Sim, pode deixar num saco fechado, desde que não seja preto e que seja percetível à equipa verificar o tipo de resíduos que consta no seu interior. Deve apenas seguir este procedimento no dia em que está definida a recolha seletiva na sua zona.

Tenho os dois contentores para recicláveis e quero saber quando entregam contentores também para a recolha do vidro.

Lamentamos, mas por questões de segurança, não realizamos a recolha porta a porta doméstica de vidro, pelo que deve utilizar os ecopontos verdes que estão disponíveis na via pública.

Como posso concorrer a uma oportunidade de trabalho no Grupo EGF?

Para saber quais são as vagas de trabalho que estão em aberto nas concessionárias do Grupo EGF, clique aqui.

Qual é o Tarifário de entrega de resíduos em vigor?

Essa informação está disponível no site de cada uma empresas do Grupo EGF, no separador Cliente. Na aba referente à documentação podem ser consultadas as tabelas de preços em vigor. Se não souber qual é a empresa que recebe e valoriza os resíduos na sua região, siga este link www.egf.pt/pt/contactos/empresas/

Estou a preencher o pedido de autorização de utilização do Sistema e tenho dúvidas no código LER. Onde posso visualizar essa informação?

A informação sobre o código LER está disponível no site das empresas do Grupo EGF, no separador Cliente. Na aba referente à documentação podem ser consultadas as tabelas de preços em vigor. Se não souber qual é a empresa que recebe e valoriza os resíduos na sua região, siga este link: www.egf.pt/pt/contactos/empresas/

Tenho dúvidas no preenchimento da documentação e na plataforma do SILiAmb. Podem ajudar-me?

Em caso de surgirem dúvidas mais especificas sobre o todo o processo de preenchimento, aceda à página de apoio da plataforma do SILIAmb aqui:  https://apoiosiliamb.apambiente.pt/content/perguntas-frequentes?language=pt-pt 

O que é a e-GAR?

A e-GAR é uma guia de transporte de resíduos em formato eletrónico, gratuita e obrigatória para quem produz resíduos ou necessite de os transportar. Em Portugal a Lei obriga a emissão de uma guia para o transporte de mercadorias, assim se passa o mesmo com os resíduos. Para a emissão da e-GAR, basta aceder ao portal SILiAmb https://siliamb.apambiente.pt/pages/public/login.xhtml e seguir os passos recomendados, e, caso tenha dúvidas sobre este processo, aceda aqui https://apoiosiliamb.apambiente.pt/content/perguntas-frequentes?language=pt-pt  Não se esqueça, se tem resíduos e necessita de os transportar para um operador terá que emitir a e-GAR, ou estará sujeito a uma coima para além de que poderá não conseguir descarregar.

O que é o Código LER?

A Lista Europeia de Resíduos (LER) faz a classificação dos resíduos, tendo em conta a sua proveniência e a atividade industrial que os origina. O Código LER é um código de seis dígitos que identifica cada resíduo, sendo que os códigos assinalados com asterisco (*) correspondem a resíduos perigosos.

O que é a plataforma SILiAmb?

O Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) é uma plataforma criada para tornar mais eficiente e rápido o contacto entre os cidadãos e os serviços da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).