Perguntas Frequentes - Reciclagem
Embalagens de Vidro
Posso colocar garrafas de vidro com restos de gordura no Ecoponto verde?
Sim, a gordura no vidro não inviabiliza o processo de reciclagem. Terá apenas de garantir que esta garrafa está vazia quando for colocada no Ecoponto. Caso a sua garrafa tenha tampas metálicas, retire-as e coloque no Ecoponto Amarelo.
Posso colocar todo o tipo de vidro no Ecoponto verde?
No Ecoponto verde deve colocar garrafas, frascos e boiões de vidro. Todos os restantes vidros como, espelhos, copos partidos ou porcelanas devem ir para o lixo comum, pois têm uma composição química diferente que resiste às temperaturas elevadas onde os outros vidros derretem.
Posso colocar espelhos partidos no Ecoponto Verde?
Não. Nos ecopontos apenas se podem colocar embalagens (recipiente que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de um produto, com objetivo de criar melhores condições para distribuição, transporte e armazenagem). O espelho não é uma embalagem. Além disso o espelho não pode ser reciclado devido à sua composição. Para que o espelho garanta a reflexão da imagem é composto por uma camada de elementos químicos (como a prata, alumínio ou estanho) que são de difícil separação do vidro, o que inviabiliza a reciclagem dos espelho. No contentor verde do ecoponto só se depositam embalagens de vidro, ex: garrafas, frascos e boiões. A composição do vidro de embalagem não é a mesma de outros tipos de vidro e, por isso, não fundem à mesma temperatura. As loiças ou vidros de janelas, se forem colocados no ecoponto, podem inviabilizar todo um lote de vidro reciclado. Por este motivo lâmpadas, copos de vidro ou cristal, espelhos ampolas de medicamentos, pirex, pratos/chávenas de cerâmica não devem ser depositados no ecoponto verde, estes devem ser colocados no contentor do lixo comum, uma vez que ainda não há forma de os valorizar. Para mais esclarecimento sobre este assunto, sugerimos que consulte as entidades reguladoras: Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e Agência Portuguesa do Ambiente.