Perguntas Frequentes - Outros Assuntos
Serviço de Recolha Doméstico
Vim agora morar para esta zona e vi que os meus vizinhos têm contentores em casa para fazer a separação. Como posso também usufruir desses contentores?
Deverá entrar em contacto com o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem, para saber se a sua área de residência está abrangida pelo serviço porta a porta doméstico e fazer um pedido de adesão. Pode contactar a Linha da Reciclagem através do email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou pelo número gratuito 800 911 400.
Preciso de saber os dias de recolha na minha zona. Como posso obter essa informação?
Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação. Em alternativa, alguns calendários de recolha encontram-se disponíveis no site da empresa que faz a gestão dos resíduos urbanos da sua área de residência para consulta, onde pode verificar os dias e horários de recolha.
O meu contentor não foi recolhido. Ainda passam para recolher?
Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação.
Soube que entregam contentores para moradias. O que tenho de fazer?
Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação.
Os seus colegas não recolheram o meu contentor e colocaram um autocolante. Do que se trata?
A equipa verificou que os resíduos que tinha dentro do contentor não estavam em conformidade com o tipo de resíduos a recolher nesse dia. Agradecemos que retire os resíduos que não deviam estar no contentor e contacte a Linha da Reciclagem para dar conhecimento desta situação.
Os contentores podem ser acorrentados?
Não. Os contentores devem ser colocados no dia anterior à recolha na via pública e recolhidos depois de despejados. Se estiverem acorrentados, a equipa não poderá recolher.
Os contentores podem ficar dentro do meu quintal para a equipa recolher?
Não. A equipa de recolha não tem autorização para entrar em propriedade privada, estes devem ser colocados no exterior da propriedade, no dia anterior ao estipulado no calendário que foi divulgado.
O meu contentor desapareceu/está partido. Como posso pedir a substituição?
Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para pedir essa substituição.
O contentor está muito cheio e os resíduos não cabem dentro do contentor. Posso deixar ao lado do contentor?
Sim, pode deixar num saco fechado, desde que não seja preto e que seja percetível à equipa verificar o tipo de resíduos que consta no seu interior. Deve apenas seguir este procedimento no dia em que está definida a recolha seletiva na sua zona.
Tenho os dois contentores para recicláveis e quero saber quando entregam contentores também para a recolha do vidro.
Lamentamos, mas por questões de segurança, não realizamos a recolha porta a porta doméstica de vidro, pelo que deve utilizar os ecopontos verdes que estão disponíveis na via pública.