Tem uma emergência? Clique Aqui

Pesquise o seu município e saiba quais os números de contacto em situações de emergência, fora do horário de atendimento da Linha da Reciclagem.

É considerada uma emergência, qualquer uma das seguintes situações:

  • Incêndios em instalações, contentores ou viaturas de recolha de resíduos.
  • Acidentes graves: acidentes naturais ou acidentes de viação (atropelamentos, danificação de viaturas durante o processo de recolha de resíduos).
  • Ecopontos a ocupar vias de circulação automóvel ou a impedir a livre circulação de pessoas ou bens.
  • Questões ambientais (por exemplo: derrame de lixiviados na via pública, odores anormais que causam desconforto à população).
  • Atos de vandalismo contra pessoas e bens.
Voltar

Perguntas Frequentes - Outros Assuntos

Quero um ecoponto na minha rua! Como posso pedir?

A colocação de Ecopontos é analisada com os técnicos da Autarquia e da Empresa de gestão de resíduos da sua área de residência. Para este efeito, poderá enviar um email para atendimento@linhadareciclagem.pt ou contactar o seu Município.

O contentor de lixo comum está cheio/danificado. Quando podem recolher?

A recolha/substituição do contentor de lixo comum é da responsabilidade do Município. Deve contactar o município da sua área de residência a reportar essa situação.

Tenho um ecoponto em frente à minha porta/janela e não o quero ali. Como posso fazer para o retirarem?

O pedido de  alteração da localização de Ecopontos pode ser enviada para a Linha da Reciclagem para atendimento@linhadareciclagem.pt. Caso o Ecoponto esteja numa área EGF, analisaremos o seu pedido em conjunto com os técnicos do Município da sua área de residência. Caso o Ecoponto pertença a uma área não concessionada à EGF, encaminharemos o seu pedido para a entidade adequada.

O ecoponto da minha rua está a transbordar. Como posso pedir para o recolherem?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

O ecoponto da minha rua cheira mal/está vandalizado. O que devo fazer?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

Hoje vieram recolher o ecoponto a horas que não considero adequadas e fizeram muito barulho. O que devo fazer?

A recolha dos equipamentos de deposição seletiva é efetuada durante o horário diurno e noturno, de acordo com a produtividade dos mesmos, não tendo dias nem horários fixos. Ainda assim, e caso pretenda obter mais informações, poderá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

Deixei cair a chave de casa dentro do ecoponto, como posso reaver a mesma?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

Nós separamos as embalagens e depois o camião mistura tudo?

Existem veículos de recolha seletiva que permitem a recolha em simultâneo de papel/cartão e plásticos/metal, sem haver qualquer mistura, estes são designados de veículos bi-compartimentados, dando a ilusão que os materiais vão ficar misturados. Depois de feita a recolha são depositados em diferentes áreas e encaminhados para reciclagem.

O ecoponto da minha rua tem lixo à volta do ecoponto e vidros partidos no chão. Quem devo contactar?

Deverá contactar o Município da sua área de residência, pois trata-se de limpeza urbana que é da responsabilidade dos Municípios.

Quais as campanhas em vigor?

Todas as Campanhas estão disponíveis para consulta aqui.

Como me posso candidatar à campanha Toneladas de Ajuda?

Deve preencher a Ficha de Inscrição que se encontra disponível no site da EGF e enviar para o email designado.

Tenho uma quantidade muito elevada de materiais (nomeadamente tampas) para entregar no âmbito da campanha Toneladas de ajuda. Posso ir entregar?

Considerando que é uma quantidade elevada, a entrega terá de ser combinada com a Central de Triagem da sua área de residência, pelo que deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para fazer o agendamento para a entrega.

Como posso marcar uma visita de estudo/ação de sensibilização para a minha escola/empresa?

Deverá enviar um email para a Linha da Reciclagem, atendimento@linhadareciclagem.pt, com informação da escola/empresa, nº de participantes e sugestão de data, para possamos responder com a brevidade possível da nossa disponibilidade. Informamos que durante a fase de pandemia as visitas às instalações têm estado suspensas por razões de segurança, e que retomaremos esta atividade assim que possível.

Vou fazer um evento e preciso de parcerias. Como posso pedir o vosso apoio?

Deverá enviar um email para a Linha da Reciclam, atendimento@linhadareciclagem.pt,  a apresentar o evento e que tipo de parceria pretende, e contactaremos de volta com informações. Poderá também consultar mais informação sobre a nossa campanha EcoEventos neste link www.egf.pt/pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/ecoeventos/ 

Como posso aderir ao programa Ecovalor?

Estas ações são gratuitas, mas necessitam de marcação prévia e estão sujeitas à disponibilidade da concessionária da área de influência de cada escola/organização. Deverá enviar um email para a Linha da Reciclagem, atendimento@linhadareciclagem.pt, com a solicitação da ação, com as seguintes informações: 1. Nome da escola 2. Local (freguesia/concelho) 3. Ano letivo a que se destina a ação ou identificação do grupo (se for uma organização) 4. Número de participantes 5. Plataforma utilizada pela escola/organização e eventuais condicionantes; 6. Contacto para agendamento (nome e telefone/telemóvel). Após a receção do pedido, será contactado pela concessionária da sua zona para confirmação dos dados e para definir o agendamento. Poderá também consultar mais informação sobre o Programa Ecovalor neste Link.

Preciso de sacos e estruturas para a minha escola que está inscrita no Ecovalor. Como posso pedir?

Deve enviar um email para a Linha da Reciclagem, atendimento@linhadareciclagem.pt, identificando a escola e o contacto, e mencionar as quantidades pretendidas.

Vim agora morar para esta zona e vi que os meus vizinhos têm contentores em casa para fazer a separação. Como posso também usufruir desses contentores?

Deverá entrar em contacto com o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem, para saber se a sua área de residência está abrangida pelo serviço porta a porta doméstico e fazer um pedido de adesão. Pode contactar a Linha da Reciclagem através do email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou pelo número gratuito 800 911 400.

Preciso de saber os dias de recolha na minha zona. Como posso obter essa informação?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação. Em alternativa, alguns calendários de recolha encontram-se disponíveis no site da empresa que faz a gestão dos resíduos urbanos da sua área de residência para consulta, onde pode verificar os dias e horários de recolha.

O meu contentor não foi recolhido. Ainda passam para recolher?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação.

Soube que entregam contentores para moradias. O que tenho de fazer?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação.

Os seus colegas não recolheram o meu contentor e colocaram um autocolante. Do que se trata?

A equipa verificou que os resíduos que tinha dentro do contentor não estavam em conformidade com o tipo de resíduos a recolher nesse dia. Agradecemos que retire os resíduos que não deviam estar no contentor e contacte a Linha da Reciclagem para dar conhecimento desta situação.  

Os contentores podem ser acorrentados?

Não. Os contentores devem ser colocados no dia anterior à recolha na via pública e recolhidos depois de despejados. Se estiverem acorrentados, a equipa não poderá recolher.

Os contentores podem ficar dentro do meu quintal para a equipa recolher?

Não. A equipa de recolha não tem autorização para entrar em propriedade privada, estes devem ser colocados no exterior da propriedade, no dia anterior ao estipulado no calendário que foi divulgado.

O meu contentor desapareceu/está partido. Como posso pedir a substituição?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para pedir essa substituição.

O contentor está muito cheio e os resíduos não cabem dentro do contentor. Posso deixar ao lado do contentor?

Sim, pode deixar num saco fechado, desde que não seja preto e que seja percetível à equipa verificar o tipo de resíduos que consta no seu interior. Deve apenas seguir este procedimento no dia em que está definida a recolha seletiva na sua zona.

Tenho os dois contentores para recicláveis e quero saber quando entregam contentores também para a recolha do vidro.

Lamentamos, mas por questões de segurança, não realizamos a recolha porta a porta doméstica de vidro, pelo que deve utilizar os ecopontos verdes que estão disponíveis na via pública.

As garrafas partidas podem ser recolhidas?

Nos locais onde este serviço está disponível, sim, desde que estejam bem-acondicionadas no saco cedido para o efeito.

Tenho um estabelecimento comercial. Vocês fazem recolha de cartão, plástico e de vidro?

Este serviço está disponível em algumas regiões. Para saber mais informação ou efetuar um pedido de adesão ao serviço porta a porta comércio e serviços, deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem. Pode entrar em contacto via email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou telefone gratuito 800 911 400.

Como posso aderir ao serviço de recolha?

Existe 2 serviços de recolha: a recolha seletiva  porta a porta doméstico, adaptado às zonas de residências de pequeno porte, e a recolha seletiva porta a porta comércio e serviços, para pequeno comércio, restauração e serviços. No entanto, estes serviços de recolha não estão disponíveis em todas as regiões. Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente para fazer o seu pedido de adesão. O pedido será analisado e validado, de forma a saber se o serviço é feito na empresa de recolha de resíduos urbanos da sua área de residência. Pode contactar a Linha da Reciclagem através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou website www.linhadareciclagem.pt.

O vosso serviço é gratuito?

Sim, o serviço é gratuito.

Fornecem equipamentos de deposição seletiva a estabelecimentos comerciais?

Este serviço varia de região para região. Caso esteja numa região abrangida, podemos fornecer sacos ou contentores para a deposição dos resíduos, de acordo com os resíduos produzidos.

Qual é o dia estipulado para recolha no meu estabelecimento?

Ao aderir ao serviço de recolha porta a porta comércio e serviços, serão definidos os dias de recolha pela equipa que coordena este serviço. Este serviço está disponível a aderentes já validados. Caso não seja o seu caso, deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem. Pode entrar em contacto via email: atendimento@linhadareciclagem.pt ou telefone gratuito 800 911 400.

Posso ter recolha diária no meu estabelecimento?

Os dias de recolha terão que ser validados pela empresa que presta o serviço de recolha porta a porta comercio e serviços e serão comunicados após aprovação do pedido de adesão.

Qual é o Tarifário de entrega de resíduos em vigor?

Essa informação está disponível no site de cada uma empresas do Grupo EGF, no separador Cliente. Na aba referente à documentação podem ser consultadas as tabelas de preços em vigor. Se não souber qual é a empresa que recebe e valoriza os resíduos na sua região, siga este link www.egf.pt/pt/contactos/empresas/

Estou a preencher o pedido de autorização de utilização do Sistema e tenho dúvidas no código LER. Onde posso visualizar essa informação?

A informação sobre o código LER está disponível no site das empresas do Grupo EGF, no separador Cliente. Na aba referente à documentação podem ser consultadas as tabelas de preços em vigor. Se não souber qual é a empresa que recebe e valoriza os resíduos na sua região, siga este link: www.egf.pt/pt/contactos/empresas/

Tenho dúvidas no preenchimento da documentação e na plataforma do SILiAmb. Podem ajudar-me?

Em caso de surgirem dúvidas mais especificas sobre o todo o processo de preenchimento, aceda à página de apoio da plataforma do SILIAmb aqui:  https://apoiosiliamb.apambiente.pt/content/perguntas-frequentes?language=pt-pt 

O que é a e-GAR?

A e-GAR é uma guia de transporte de resíduos em formato eletrónico, gratuita e obrigatória para quem produz resíduos ou necessite de os transportar. Em Portugal a Lei obriga a emissão de uma guia para o transporte de mercadorias, assim se passa o mesmo com os resíduos. Para a emissão da e-GAR, basta aceder ao portal SILiAmb https://siliamb.apambiente.pt/pages/public/login.xhtml e seguir os passos recomendados, e, caso tenha dúvidas sobre este processo, aceda aqui https://apoiosiliamb.apambiente.pt/content/perguntas-frequentes?language=pt-pt  Não se esqueça, se tem resíduos e necessita de os transportar para um operador terá que emitir a e-GAR, ou estará sujeito a uma coima para além de que poderá não conseguir descarregar.

O que é o Código LER?

A Lista Europeia de Resíduos (LER) faz a classificação dos resíduos, tendo em conta a sua proveniência e a atividade industrial que os origina. O Código LER é um código de seis dígitos que identifica cada resíduo, sendo que os códigos assinalados com asterisco (*) correspondem a resíduos perigosos.

O que é a plataforma SILiAmb?

O Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) é uma plataforma criada para tornar mais eficiente e rápido o contacto entre os cidadãos e os serviços da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Como posso concorrer a uma oportunidade de trabalho no Grupo EGF?

Para saber quais são as vagas de trabalho que estão em aberto nas concessionárias do Grupo EGF, clique aqui.

Como posso pedir um ecobag para a minha casa, para ajudar a fazer a separação?

Os ecobags só serão distribuídos aquando de uma campanha de sensibilização ou a implementação de um novo serviço. Poderá receber também os ecobags através da aplicação Recycle BinGo, www.recyclebingo.pt/ , e participe no jogo que dá prémios a quem recicla.

Como posso pedir ecobags para a minha escola, para colocar nas salas de aula?

Deverá enviar um email para a Linha da Reciclagem atendimento@linhadareciclagem.pt, e mencionar as quantidades pretendidas.

Sou professora e estou a trabalhar com os alunos o tema da reciclagem. Como posso obter informação sobre esse tema?

Podemos disponibilizar material de comunicação e sensibilização, nomeadamente folhetos, e para o efeito deve enviar um email para a Linha da Reciclagem atendimento@linhadareciclagem.pt, e fazer o enquadramento do seu projeto e mencionar as quantidades pretendidas.

Pretendo saber o horário de funcionamento das vossas instalações. Onde posso ir ver?

Essa informação está disponível no site EGF, no separador Contactos->Empresas. Depois deve selecionar a empresa da sua área de residência e consultar os horários disponíveis de cada instalação. Se não souber qual é a empresa que recebe e valoriza os resíduos na sua região, siga este link www.egf.pt/pt/contactos/empresas/

Sei que há várias empresas a nível nacional que têm projetos de compostagem e que oferecem compostores. Como posso obter informações sobre a compostagem e a aquisição de compostores?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, para obter essa informação.

Precisava de composto para colocar no jardim/horta de casa/escola. Como posso pedir?

Deverá contactar o serviço de atendimento da Linha da Reciclagem gratuitamente através do telefone 800 911 400, email: atendimento@linhadareciclagem.pt, com a descrição do vosso projeto e a área do terreno para o qual pretendem o composto.

Trabalho numa empresa e preciso de ter acesso às vossas licenças. Como posso obter essa informação?

Deverá consultar especialmente no site de cada empresa (separador Cliente / Documentação) que faz a gestão dos resíduos urbanos da sua área de residência. Se não souber qual é a empresa que recebe e valoriza os resíduos na sua região, siga este link www.egf.pt/pt/contactos/empresas/

Estou a fazer uma tese de mestrado e preciso de saber informações sobre gestão de resíduos. Como devo proceder?

Deverá enviar um email para a Linha da Reciclagem, atendimento@linhadareciclagem.pt, com as informações que pretende que sejam esclarecidas, de modo que os serviços técnicos possam avaliar as questões e responder ao solicitado.

Qual é a diferença entre Macro e micro plásticos?

“Macro: plásticos com dimensão superior a 25mm. Micro: plásticos com dimensão inferior a 5mm”.  Atualmente, podemos dizer que “Pequenos plásticos, grandes problemas”. Os plásticos de pequena dimensão tais como: cotonetes, palhinhas, colheres de café etc.., têm-se revelado um problema para o ambiente e para as indústrias recicladoras, seja pela sua constituição, que impossibilitam a reciclagem ou pelas suas características que tornam um alvo nefasto para o oceano devido ao seu tamanho e leveza, o que faz com que facilmente entrem nos canais pluviais e rumam em direção ao mar sem qualquer barreira que os impeça. Procure sempre materiais biodegradáveis para uso único, a natureza agradece e nós também.