Pesquise o seu município e saiba quais os números de contacto em situações de emergência, fora do horário de atendimento da Linha da Reciclagem.

É considerada uma emergência, qualquer uma das seguintes situações:

  • Incêndios em instalações, contentores ou viaturas de recolha de resíduos.
  • Acidentes graves: acidentes naturais ou acidentes de viação (atropelamentos, danificação de viaturas durante o processo de recolha de resíduos).
  • Ecopontos a ocupar vias de circulação automóvel ou a impedir a livre circulação de pessoas ou bens.
  • Questões ambientais (por exemplo: derrame de lixiviados na via pública, odores anormais que causam desconforto à população).
  • Perda de pertences pessoais de valor (ex: dinheiro, ouro, carteiras…) que tenham caído em ecopontos/contentores.
  • Atos de vandalismo contra pessoas e bens.
Voltar

Ecopraias

A campanha ECOPRAIAS é promovida na Amarsul e Valorlis, conessionárias da EGF, que tem como principal objetivo sensibilizar e recolher resíduos para reciclagem, durante a época balnear.

Na entrada de cada praia, os monitores motivam para a correta separação de resíduos, entregando um saco de papel e informaram o público na saída da praia, para o encaminhamento dos seus resíduos para os contentores existentes (ecopontos ou contentores existentes). Devido ao COVID-19 não foram realizadas Ações de Sensibilização para colónias de férias.

Esta campanha envolve sensibilização, recolha, triagem e valorização de resíduos. A análise de desempenho é sempre monitorizada através dos dados apurados nos diferentes circuitos de recolha, e registados manualmente em PDA’s pelas equipas que recolhem os ecopontos disponibilizados. 

Os concessionários que exploram as praias, também são incentivados a adotar boas práticas de separação de resíduos, potenciando a utilização de equipamentos já existentes.

Saiba mais sobre este projeto e consulte as praias abrangidas nas seguintes concessionárias da EGF:

Amarsul 

Valorlis

Partilhe
nas redes