Pesquise o seu município e saiba quais os números de contacto em situações de emergência, fora do horário de atendimento da Linha da Reciclagem.

É considerada uma emergência, qualquer uma das seguintes situações:

  • Incêndios em instalações, contentores ou viaturas de recolha de resíduos.
  • Acidentes graves: acidentes naturais ou acidentes de viação (atropelamentos, danificação de viaturas durante o processo de recolha de resíduos).
  • Ecopontos a ocupar vias de circulação automóvel ou a impedir a livre circulação de pessoas ou bens.
  • Questões ambientais (por exemplo: derrame de lixiviados na via pública, odores anormais que causam desconforto à população).
  • Perda de pertences pessoais de valor (ex: dinheiro, ouro, carteiras…) que tenham caído em ecopontos/contentores.
  • Atos de vandalismo contra pessoas e bens.
Voltar

Instituições sociais que mais reciclaram em 2021, são premiadas

Instituições sociais que mais reciclaram em 2021, são premiadas

Mais de 500.000€ em apoios sociais

 

Foram 214 as instituições sociais que participaram na campanha Toneladas de Ajuda em 2021 – a campanha dirigida às instituições sociais e disponível em cerca de 60% do território nacional. Foram mais de 74 mil pessoas que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e reciclaram 3.779 toneladas de embalagens, superando significativamente os valores de 2020.

 

Todas estas instituições encaminharam para reciclar 2.852 toneladas de papel e cartão, 859 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 68 toneladas de vidro. O material separado pelas instituições foi encaminhado para reciclar e cada entidade recebe o seu prémio em função da quantidade de embalagens separada para reciclar, que este ano atingiu um recorde de 506.158 euros.

TOP + | Campeões Nacionais

Ao nível nacional, há a destacar o APPACDM da Trofa, em primeiro lugar com 689 toneladas, seguida do Banco Alimentar do Algarve (423 toneladas) e do Banco Alimentar contra a Fome de Setúbal (238 toneladas). Estas foram as instituições vencedoras, reconhecidas pela EGF e pela concessionária da sua região.

 

TOP+ | Campeões Regionais

Cada concessionária distingue ainda as instituições que mais reciclam em cada região, e das quais se divulgam os resultados.

 

 

Campanha Toneladas de Ajuda

A campanha de responsabilidade social Toneladas de Ajuda consiste em valorizar todos os resíduos recicláveis que as instituições sociais inscritas queiram entregar, nomeadamente embalagens plásticas, metálicas, papel, cartão e embalagens de vidro, em troca de uma contrapartida financeira.

Mais informações sobre esta iniciativa neste link: www.egf.pt/pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/toneladas-de-ajuda/

Partilhe
nas redes